Visual Merchandising: como melhorar a experiência do cliente

O visual e disposição dos produtos na loja podem fazer toda diferença na experiência do cliente e nas vendas. Confira aqui técnicas de visual merchandising.

As estratégias comerciais de qualquer ponto de venda baseiam-se em diferentes técnicas de marketing, visando não só o fortalecimento da marca mas também o aumento do volume de vendas. Uma delas é o Visual Merchandising, conjunto de técnicas utilizadas para criar uma apresentação visual de alto impacto das mercadorias com o objetivo de envolver os clientes e motivá-los a fazer compras. 

Acompanhe abaixo algumas dicas para melhorar o visual do seu PDV e garantir boas vendas. 

O que é Visual Merchandising

O Visual Merchandising, ou exibição de mercadorias em português, é o conjunto de operações que visam melhorar a disposição dos produtos dentro do PDV e na vitrine do seu varejo. 

Os produtos devem estar organizados de forma visível, sempre respeitando a identidade da marca. Através do Visual Merchandising, tendemos a apresentar o produto de forma a realçar as suas características e torná-lo atrativo para os consumidores. Assim, é possível melhorar o visual da sua loja e garantir uma experiência mais positiva para o cliente. 

Sua importância

Pense em alguém entrando em sua casa. Se todos os objetos estiverem desorganizados, certamente a visita vai sair com uma má impressão, não é mesmo? Da mesma forma, o Visual Merchandising é muito importante para garantir que os compradores tenham uma boa impressão da sua loja.  

Mas outras vantagens das técnicas para o seu varejo também são:

  • Proporciona um ambiente acolhedor
  • Comunica mensagens simples e claras
  • Publicidade de produtos em uma chave emocional
  • Facilita a seleção de produtos
  • Posicionamento correto dos produtos na loja para tornar a escolha fácil e imediata
  • Facilita as vendas cruzadas

E pode ter certeza que todas as boas práticas acima permitem aumentar as vendas no PDV a médio e longo prazo. 

Como melhorar o visual e experiência da sua loja com o Visual Merchandising

Essa estratégia de marketing tem a expectativa de melhorar a experiência de compra do cliente do varejo. Para ajudar, confira algumas dicas para implantar o Visual Merchandising em seu PDV: 

Conheça seu público-alvo

Definir seu público-alvo é essencial para criar estratégias eficazes de visual merchandising para montar a vitrine porque toda a estratégia deve ser voltada pensando em seu cliente. Conheça os dados demográficos como gênero e idade, mas entenda seu estilo de vida e de consumo. 

Defina um plano de ação

O Visual Merchandising requer que você coloque os produtos em seu PDV de forma estratégica para que seu cliente tenha uma experiência de compra facilitada. Primeiramente, você precisa decidir quais produtos promover e quais itens de demonstração exibir com eficácia. 

Para isso, você deve analisar alguns pontos como:

  • Quais produtos vendem mais
  • Quais mercadorias você quer vender
  • Tem algum produto que a compra “puxa” outro? Se sim, coloque-os perto um do outro

Com essas informações, você consegue criar um plano de ação eficiente para seu varejo. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos naturais e quer vender mais hidratantes, então você deve deixar eles à vista do cliente, em destaque. Outra estratégia é colocar produtos novos e mais caros nas partes mais acessíveis da loja, diminuindo o tempo entre a visualização do item e sua disponibilidade.

Cuide das vitrines

A vitrine é a primeira coisa que um cliente em potencial verá quando estiver na frente de sua loja. Assim, ter uma apresentação atraente de suas peças será uma das técnicas mais rápidas para atrair o comprador de qualquer varejo. 

De maneira geral, uma vitrine deve ser limpa e atraente mas, acima de tudo, nunca deve permanecer a mesma. Por isso, mude as configurações da vitrine do PDV com regularidade. Além disso, assim que o cliente localizar a sua vitrine e entrar na loja, é importante que os primeiros produtos que ele tenha em mãos sejam os que acabou de ver fora da loja.

Torne seus produtos mais acessíveis

Existe uma afirmação que diz que “o nível dos olhos é aquele da compra”. É verdade, não é mesmo? Uma vez que o cliente fica mais estimulado pelo que pode tocar e alcançar com facilidade, procure sempre colocar os produtos que você tem mais interesse em vender em locais acessíveis dentro do PDV. 

Também procure organizar os produtos de forma coerente, dividindo-os, por exemplo, por tipo, tamanho e cor, estação e tipo de uso. Além disso, coloque produtos que costumam ser vendidos juntos, próximos um ao outro. Isso tornará a experiência de compra mais agradável para o cliente e reduzirá seus esforços para encontrar o que desejam. 

Ambiente do PDV

Outra dica de visual Merchandising é cuidar muito bem do ambiente de seu PDV. Primeiramente, é preciso tomar muito cuidado com a limpeza porque um espaço sujo transparece desleixo, ainda mais se você vende alimentos. 

Além disso, tome cuidado com a iluminação. Um ambiente bem iluminado é mais aconchegante e o cliente se sente melhor. Por isso, sempre faça a manutenção nas lâmpadas. 

Por fim, muito cuidado com o barulho. Ninguém gosta de ficar em um ambiente barulhento. Se você optar por música ambiente, sempre se atente às letras das músicas tocadas e principalmente ao volume, que deve ser baixo. 

Para mais dicas sobre como melhorar as vendas do seu varejo, acompanhe outros artigos do blog da Gonddo. E se você procura qualidade, eficiência e facilidade na hora de comprar seus produtos, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas!