Dicas de empreendedorismo: como divulgar minha marca

Trabalha com empreendedorismo? Se você tem um pequeno negócio, confira dicas para divulgar a sua marca e expandir as vendas

O mundo do empreendedorismo tem um grande desafio: como divulgar pequenos negócios quando, muitas vezes, o orçamento é limitado. Mas acredite, isso não é uma barreira para que você não faça a sua marca ser conhecida no mercado. Para ajudar, confira algumas estratégias que você pode usar para divulgar o seu produto e alavancar as vendas.

Por que investir em divulgar pequenos negócios? 

Quem tem um pequeno negócio tem como grande preocupação divulgar os produtos da marca para mais pessoas e, com isso, atrair clientes. Ou seja, o objetivo é aumentar o conhecimento da marca e construir um canal de potenciais clientes qualificados que se transformam em vendas. 

Portanto, divulgar sua marca é muito importante para:

  • Ficar visível para clientes em potencial
  • Agregar valor e atrair seus clientes
  • Aumentar as vendas
  • Melhorar as indicações

No entanto, fazer uma divulgação ampla pode ser um desafio devido à menor visibilidade e à falta de recursos como orçamento ou tempo. Por isso, existem estratégias que podem ajudá-lo a direcionar os esforços de marketing da sua empresa para melhorar a visibilidade da marca.

Estratégias para empreendedores divulgarem sua marca

Antes de começar a delinear suas estratégias de divulgação, pare para pensar sobre como combinar ferramentas offline e online. Não importa qual é a sua abordagem preferida, pois você precisa ser capaz de obter o melhor de ambas.

  • O marketing online ocorre no mundo digital e inclui mídia social, site, e-mail e publicidade online
  • O marketing offline é baseado em atividades do “mundo real”, através da impressão de materiais promocionais e feiras

Mas você não precisa se preocupar porque é possível divulgar a sua marca e alavancar qualquer pequeno negócio com algumas estratégias simples e efetivas:

1. Utilize as redes sociais

As redes sociais são uma das melhores formas de divulgar pequenos negócios. Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC) apontou que 77% dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais ao escolher fazer uma compra. 

Esse é um dado muito importante porque esses canais de comunicação podem servir tanto para aumentar a notoriedade da marca, e o seu valor, como para divulgar os serviços e produtos oferecidos. Na verdade, as redes sociais são ferramentas de negócios poderosos e base essencial do empreendedorismo.

A presença nas redes sociais pode melhorar suas classificações em mecanismos de pesquisa e interagir com clientes em potencial. No entanto, é preciso lembrar que fazer divulgação nas redes sociais não significa apenas abrir perfis e depois deixar de atualizar periodicamente. 

Também lembre-se que cada rede social tem seu formato específico. Portanto, o conteúdo produzido deve ser adequado ao que a rede propõe. Ou seja, não adianta apenas criar perfis em todas as redes sociais e copiar o mesmo conteúdo em todas. 

2. Invista em marketing de conteúdo

Outra importante estratégia é criar um blog com conteúdo ou trabalhar com e-mail marketing. Essa importante ferramenta agrega valor ao seu negócio e ao ajudar os clientes com possíveis dúvidas, eles irão conhecer sua marca. 

Mas lembre-se que o conteúdo deve sanar dúvidas e dores do seu possível cliente. Deve ser algo interessante e que você domine o assunto. Os blogs são uma ótima maneira de gerar tráfego orgânico, principalmente para os clientes em potencial que ainda não tomaram uma decisão de compra. Além disso, pode estabelecer credibilidade em seu espaço e posicioná-lo como um líder inovador.

3. Participe de eventos

No mundo do empreendedorismo, participar de eventos pode ser uma ótima estratégia para divulgar sua marca e garantir ótimos resultados. Quando você participa de eventos, aumenta seu networking e mais potenciais clientes conhecem a sua marca. 

Outra estratégia é promover os eventos em sua empresa,  uma excelente oportunidade de atrair e estreitar relacionamento com o público.

4. Invista na satisfação do cliente e no boca a boca

Cliente satisfeito te indica e essa é uma das melhores formas de divulgar o seu pequeno negócio. Uma pesquisa da Nielsen apontou que 92% dos consumidores confiam na indicação de um amigo ou familiar acima de qualquer outra forma de propaganda. 

Por isso, satisfazer os clientes  pode ter um grande impacto em seus negócios, principalmente em compras repetidas e no boca a boca. Se você oferecer uma ótima experiência, seus clientes ficarão mais inclinados a deixar comentários, dar depoimentos e contar a seus amigos sobre sua empresa. Para incentivar esse comportamento, você pode criar programas de indicação e oferecer descontos para quem indica sua marca. 

5. Faça parte do empreenderorismo da Gonddo

A Gonddo é uma central online de compras do varejo independente que pode ajudar porque a plataforma é uma excelente vitrine para que mais compradores vejam seus produtos.

Além disso, você tem uma grande troca entre fornecedores ou compradores por meio da plataforma. Assim, sua marca se torna muito mais conhecida por seus potenciais clientes e você também otimiza seu tempo fazendo parte de uma comunidade de empreedores do pequeno e médio negócio.

Não perca essa oportunidade. Faça parte da Gonddo