Covid-19: como limpar a maquininha de cartão e eliminar o vírus

Com a pandemia de Covid-19, higienizar a maquininha de cartão no PDV é fundamental para evitar a propagação do vírus. Confira dicas em nosso artigo.

A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova realidade para todos os lojistas. Ainda não existem dados conclusivos sobre o tempo de sobrevivência do vírus em superfícies como na maquininha de cartão, mas pesquisas preliminares sugerem que o vírus pode sobreviver algumas horas e até dias. 

Portanto, a melhor forma de evitar a propagação do vírus é fazendo a higienização correta  da maquininha. Quer ajuda? Então confira abaixo como limpar a maquininha de cartão para evitar a contaminação por Covid-19.

Como higienizar a maquininha de cartão para evitar Covid-19

Antes de limpar a maquininha de cartão pela primeira vez, leia as instruções do fabricante com atenção. Se alguns produtos não forem explicitamente recomendados, seu uso pode anular a garantia do dispositivo.

Após saber quais produtos podem ser usados, desconecte o cabo de alimentação e desligue o aparelho, se estiver conectado à rede elétrica. Então, esfregue cuidadosamente as superfícies, uma de cada vez. Limpe cuidadosamente, especialmente as áreas mais expostas ao contato. 

Se uma área ficar muito úmida, limpe imediatamente com um pano seco ou toalha de papel. Para isso, você pode usar um lenço umedecido ou um tecido bem torcido. Após a limpeza, sempre lave as mãos com água e sabão ou use álcool gel 70%. 

O que usar para fazer a higienização?

Para a higienização da maquininha, você deve usar um pano macio como microfibra ou qualquer tipo que não libera fiapos e resíduos.  Além disso, podem ser usados lenços higiênicos descartáveis. Também é preciso lembrar que dispositivos com botões físicos requerem produtos diferentes daqueles usados ​​para os com telas sensíveis ao toque. 

Para a limpeza, você pode umedecer o tecido com álcool 70% e passar em toda a superfície do aparelho. Lembre-se que para não causar danos ao equipamento, evite aplicar o produto diretamente na máquina, mas sim no pano ou lenço. 

Além disso, é importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que o álcool 70%, em gel ou líquido, é um dos produtos indicados para eliminar o vírus. Por isso, cuidado com produtos com uma porcentagem inferior porque eles podem não ser suficientes para uma proteção completa. Por outro lado, álcool com uma porcentagem maior evapora muito rápido e não faz a limpeza corretamente. Para quem preferir, água com sabão também é muito eficaz. 

Tenha atenção especial

Ao fazer a higienização contra Covid-19 em sua maquininha, tenha atenção em alguns pontos, são eles:

  • Não borrife líquidos diretamente na maquininha
  • Seja usando lenços descartáveis ​​ou pano reutilizável, certifique-se de que não liberam líquidos. Torça bem os lenços ou o pano antes de usá-los no aparelho
  • Deve-se prestar atenção especial às áreas onde há lacunas, por exemplo, ao redor dos botões. Certifique-se de que nenhum líquido entre nesses espaços

Frequência de limpeza

A higienização da maquininha para evitar a Covid-19 deve ser feita várias vezes ao dia, sempre que um cliente usar a máquina. 

Outras dicas para manutenção e limpeza

Desinfetar continuamente o aparelho é muito importante, mas você pode seguir algumas recomendações para evitar a propagação da Covid-19 pela maquininha.

Primeiramente, você deve manter a maquininha atrás do balcão, fora do alcance dos clientes. Quando o cliente quiser pagar com cartão, você entrega para o uso, a fim de reduzir a exposição ao contato com as superfícies. Além disso, você pode incentivar o pagamento com o contactless, que é a tecnologia de pagamento por aproximação, que muitos  cartões já possuem. Nesse modo, dependendo do valor da compra, o cliente não precisa inserir a senha. 

Também, se você possui uma maquininhas smartPOS, com tela sensível ao toque, e o fabricante recomenda não usar soluções à base de álcool, é possível usar uma película protetora. Desta forma, você pode usar lenços higiênicos para uma limpeza rápida.

Outra opção é envolver o aparelho com filme plástico, assim, é possível  passar um pano higienizador sem danificar o equipamento. Também, para alguns modelos de maquininha, uma capa de borracha está disponível e é compatível com as teclas do dispositivo. Seu principal objetivo é proteger contra respingos de líquidos, mas também facilita a limpeza. Ela pode ser removida, limpa e colocada no leitor de cartão rapidamente.

Gostou das dicas? Em tempos de pandemia, é ainda mais importante manter seu negócio sempre limpo e higienizado para evitar a contaminação do vírus. E se você tiver qualquer dúvida sobre como manter as vendas durante a pandemia, entre em contato com a equipe da Gonddo. Estamos disponíveis para ajudar os varejistas independentes a vender mais e melhor.