Como criar sua loja de produtos veganos e se destacar no mercado

O mercado de produtos veganos vem crescendo no Brasil todos os anos. Por isso, criar uma loja para esse público é uma excelente opção. Veja as dicas!

O mercado de produtos veganos está em pleno crescimento. Em 2018, uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência apontou que 14% da população brasileira se declara vegetariana, ou seja, cerca de 30 milhões de pessoas. Dessas, estima-se que os veganos sejam em torno de 7 milhões. 

Com uma demanda cada vez maior, certamente criar uma loja de produtos veganos pode ser uma excelente escolha para quem quer optar por um mercado de varejo em franco crescimento. Gostou da ideia? Então leia o artigo e confira algumas dicas práticas e eficientes.

Como criar sua loja de produtos veganos?

O mercado vegano está prosperando porque as atitudes do consumidor estão mudando. É a famosa lei da oferta e demanda. Portanto, agora é a hora de começar um negócio baseado em produtos naturais e sem origem animal.

Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para você criar sua loja e se destacar no setor. 

Entenda o mercado e o estilo de vida vegano

O primeiro passo de um lojista do varejo é entender o seu mercado. Aliás, isso é fundamental para estabelecer uma base sólida para o seu negócio. Analise os concorrentes, avalie a demanda por seu produto e determine como você irá se diferenciar dos concorrentes. 

Além disso, você precisa entender o estilo de vida vegano. De forma geral, é preciso levar em consideração que o veganismo não é só uma dieta, mas um estilo de vida que impacta em todas as áreas da vida de uma pessoa. 

Algumas características do estilo de vida vegano são:

  • Buscam uma vida mais saudável
  • Defendem os direitos dos animais
  • Não se alimentam ou consomem qualquer produto de origem animal
  • Não consomem nada que tenha sido testado em animais
  • Analisa embalagens e composições antes de fazer uma compra

Defina seu público e nicho

Após entender o mercado, você precisa definir o seu público-alvo. Essa é a base para construir uma marca. Somente quando você sabe com quem está falando, você pode começar a desenvolver seu negócio. Você pode até pensar que o seu público são as “pessoas veganas”, mas acredite, a questão é mais profunda. 

Isso porque nem todas as pessoas veganas são iguais. Dessa forma, você precisa definir para quem você irá vender e assim poder direcionar projetos de marketing, por exemplo. 

Busque definir algumas informações como:

  • Faixa etária de seus possíveis consumidores
  • Gênero
  • Costumes
  • Produtos mais consumidos
  • Cidade e estado em que moram
  • Comportamento de compra

Defina quais produtos serão vendidos

Outro passo importante é definir quais produtos serão vendidos. Para isso, você deve responder algumas questões como:

  • Você venderá apenas alimentos veganos ou outros produtos também? 
  • Serão somente produtos naturais ou industrializados?
  • Qual a variedade de produtos?
  • Quantas marcas diferentes terá na sua loja?

Essas informações são fundamentais para que você crie sua loja no varejo. Lembre-se que esses produtos devem ser naturais e atender às expectativas de seu público-alvo. 

Consiga o Selo Vegano

Em 2003, foi criado no Brasil o Selo Vegano, administrado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Somente os produtos que não têm ingredientes de origem animal podem receber o selo com validade de um ano. Além disso, a empresa e fornecedores não fazem testes em animais. 

Para isso, você deve enviar uma série de documentos para a entidade que irá verificar as informações e conceder o selo. Esse passo é importante para dar credibilidade a sua loja no varejo de produtos veganos. 

Encontre bons fornecedores

Os fornecedores são uma parte fundamental de qualquer loja no varejo, mas especialmente quando falamos de produtos veganos e naturais. Isso porque são eles que asseguram a qualidade das mercadorias. Como falamos acima, até mesmo para obter o Selo Vegano seus fornecedores são analisados. 

Por isso, fazer parte da Gonddo é uma excelente opção para encontrar novos produtos e fornecedores. A plataforma conecta os melhores marcas à varejistas de todo o Brasil e, dessa forma, você irá contar com empresas que oferecem produtos diferenciados, com a qualidade e garantia que você precisa para uma loja de produtos veganos. 

Outro grande diferencial da Gonddo, é que você tem um contato direto com seu fornecedor. Assim, você consegue garantir sua qualidade e torna o abastecimento de sua loja muito mais simples. Participe da comunidade e ganhe força no seu negócio!