Como apoiar pequenos negócios em 2021

Veja como as pessoas podem ajudar os pequenos negócios a passarem pela crise causada pela COVID-19

As restrições de circulação pela pandemia causaram uma queda severa no varejo físico e quem sofre mais com a perda de vendas são os pequenos negócios. Por isso, separamos algumas atitudes que você pode começar a adotar para ajudar as famílias que vivem desses negócios e criar um ciclo virtuoso na economia e nos bairros.

Compre dos pequenos

O melhor jeito de ajudar esses negócios é trocar o consumo de grandes empresas e considerar comprar de marcas que estão começando. Isso não significa que você precisa mudar radicalmente de onde compra, mas sim dar uma chance aos pequenos varejistas. Talvez na próxima vez que você quiser presentear alguém, visite uma loja local, você vai se surpreender com os produtos especiais que eles podem fornecer.

Ao invés de fazer seus pedidos de grandes e-commerces, considere comprar dos menores. Procure as lojas do seu bairro. Mesmo que existam restrições de circulação e elas estejam fechadas, muitas disponibilizam a compra por delivery através do Instagram ou Whatsapp. Durante a pandemia, muitos empreendedores que não faziam vendas online foram forçados a se digitalizar e agora passaram a oferecer algum tipo de entrega ou você pode comprar e buscar na loja.

Algumas plataformas como a Pertinho de Casa, liderada pela FAESP (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo) te ajudam a descobrir pequenos negócios.

Ajude a criar engajamento nas redes sociais.

Muitos varejistas locais ainda não entenderam que ter uma boa estratégia de mídias sociais e boas fotos tem um papel muito importante quando se trata de posicionamento digital. Engage com os pequenos negócios nas redes sociais. Dê likes, comente e compartilhe se quiser. Isso ajuda a trazer mais seguidores para as lojas e marcas, e mais pessoas podem conhecer aqueles produtos que você achou legal. O Facebook e o Sebrae lançaram a iniciativa conectando pequenos negócios para ajudar esses empreendedores.

Indique para pessoas próximas

Indique as pequenas lojas para amigos e familiares. O boca-a-boca é o jeito mais antigo de divulgação de um negócio e também o mais efetivo. Por isso, sua opinião é muito importante para ajudar outras pessoas a decidirem onde e o que comprar. Segundo um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores acreditam mais em sugestões de família e amigos que qualquer anúncio.

Seja gentil com os pequenos empreendedores e dê feedbacks

Para quem está atrás do balcão, atender um cliente gentil e sorridente é uma pequena recompensa e estímulo para continuar fazendo um bom trabalho. Por outro lado, o feedback é o jeito mais simples de qualquer empreendedor entender que algo não está certo no seu negócio. 

Você pode fazer a diferença na prosperidade da sua comunidade. Então é importante pensar como seu consumo pode impactar a dinâmica e prosperidade de um bairro e cidade. Aqui na Gonddo, nós trabalhamos para conectar marcas e varejistas para facilitar o processo de compra e venda de estoque. Ficou interessado? Conheça o nosso site!